top of page

Cristina de O. Maia

Formação continuada de professores e tecnologias educacionais

Estudos curriculares e práxis pedagógica

Ciência e Arte

 

comaia@bioqmed.ufrj.br

maiacristina1@gmail.com

Em nosso grupo, afetuosamente liderado pela Profa Denise Lannes, travamos diálogos entre diversas áreas do conhecimento e culturas. As atividades de pesquisa, ensino e extensão têm foco nas diversas formas de manifestação da aprendizagem e do domínio social, segundo professores e estudantes, envolvendo tecnologia e a transversalidade das linguagens de artes e ciências como elementos básicos para a vida em sociedade. A representação identitária e discursiva dos professores, já discutida em outros projetos do nosso grupo, nos permite mais um elemento na composição do perfil sociocultural que investigamos. 


O papel do novo educador frente a revolução das tecnologias e da Internet, assim como o uso de ambientes livres na educação e o Pensamento Complexo são pontos importantes nesta linha de pesquisa. Sendo assim, fundamentos teóricos e metodológicos da inter e da transdisciplinaridade são elementos que permeiam estas pesquisas. 


O pensamento fragmentado e separado do mundo já não se encontra generalizado. O conhecimento sem fronteiras e de forma livre encontra-se a disposição do aluno, que pode sim escolher seu programa de ensino voluntariamente. Nos aproximamos da superação da Educação compreendida como modalidade presencial ou a distância, desenvolvendo a confluência entre as duas formas.


Atualmente, componho o quadro de docentes permanentes e orientadores do Programa de Mestrado Profissional do IBqM/ UFRJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1558240227940867

 

bottom of page