© 2015  Em Formação - IBqM - UFRJ

Educação Física Escolar e Formação Continuada de Professores

A aula de Educação Física ao longo da sua história, passou por várias modificações em sua identidade, relacionadas a objetivos, conteúdos e metodologias. A diversidade e a riqueza de conteúdo existente na literatura da disciplina permitem desenvolver o aluno de forma integral, trabalhando atividades como jogos, danças, lutas, esportes, os temas transversais sugeridos pelos PCN como ética, tecnologia, meio ambiente, adaptação das regras, a resolução de conflitos pertinentes a aula, além dos valores humanos.

Constituem objetivos da Educação Física escolar fazer com que o aluno saia da escola com conceitos sobre a importância da prática da atividade física e da boa alimentação para a melhoria da qualidade de vida, da importância do trabalho em equipe, do desenvolvimento das habilidades motoras e do respeito às diferenças individuais.

O professor deve promover a socialização do aluno, partindo de acontecimentos da própria aula, contextualizados a notícias da mídia, interesses da comunidade escolar, aspectos culturais e conteúdo de outras disciplinas de forma interdisciplinar.

A proposta do curso de formação continuada em EaD surgiu como possibilidade de atualização e troca de ideias visando o crescimento dos pares para uma prática pedagógica mais atrativa e coerente com as necessidades e a realidade em que tanto professor como aluno estão inseridos.

 Desta forma, o uso de tecnologias a favor do processo de aprendizagem e desenvolvimento do estudante, pode auxiliar nas dificuldades como a ausência e a pouca qualidade de espaço físico para as aulas de Educação Física em determinadas escolas.